Se joga na pista – Entrevista com o DJ número 1 em Podcasts – Ronaldo Gasparian

Ronaldo Gasparian

DJ, produtor musical e music designer, Ronaldo Gasparian faz parte do mercado da música no Brasil desde a década de 90, quando comandava as pistas dos clubs mais famosos da época. Especializou-se na consultoria de concepção musical de casas noturnas e sonoriza lojas de grande expressão, prestando consultoria na área de repertório e programação. Além disso, Gasparian realiza podcasts mensalmente e pode ser visto e ouvido às quintas-feiras, no bar Dezoito, no Itaim, e em sua festa Playlist, aos sábados no Club A São Paulo.

Hoje a entrevista é com ele, o DJ número 1 em Podcasts no Itunes, Ronaldo Gasparian.

Quando pensei um pouco sobre essa entrevista, queria esclarecer ao máximo a importancia da escolha das músicas, como isso é feito, elaborado e todas as vantagens de ter um DJ que se preocupe com tudo isso na sua festa de casamento.

O Ronaldo é esse tipo de profissional e a entrevista está bem legal, confere aí:

A Noiva de Botas:  Ronaldo com toda sua experiência tocando em casamentos, quais vantagens você observa que os noivos tem ao escolher um DJ ao invés de uma banda?
Ronaldo Gasparian:  A maior vantagem do DJ para a banda é a possibilidade de mudar rapidamente o playlist ou escolher outros estilos sem ficar engessado no restrito repertório de uma banda.
Uma banda tem no máximo dezenas de músicas, um DJ tem milhares, de todas as épocas e todos estilos. Não tem como competir no quesito variedade.
A Noiva de Botas:  Existe uma margem de tempo segura para começar a procurar por um DJ?
Ronaldo Gasparian:  Para poder escolher, eu recomendo fechar o DJ com um ano de antecedência. Como hoje todo mundo quer casar sábado, a chance da data já ter outro evento é muito grande.
A Noiva de Botas:  Como é criada a trilha sonora de uma festa de casamento? Os noivos costumam escolher todas as músicas ou alguns gêneros musicais já bastam?
Ronaldo Gasparian:  Eu faço uma reunião com os noivos para definir o repertório pouco tempo antes da festa. Minha maior preocupação é com as músicas marcadas para a entrada ou dança dos noivos.
Depois costumo perguntar o que os noivos não querem que toque na festa e por último peço uma lista de 20 músicas que não podem faltar.
Com essa lista, já tenho uma boa referência do estilo que gostam. Geralmente os noivos já me conhecem e me escolhem porque já gostam do que toco, isso facilita muito!
A Noiva de Botas:  Você hoje é o DJ numero 1 em dowloads de podcast no Brasil, quais são os 5 hits que não podem faltar em uma pista de casamento animada?
Ronaldo Gasparian:  Não vou falar nomes de música, porque essa lista vai ficar velha em pouco tempo. Eu prefiro mencionar estilos, toco sempre as músicas atuais de sucesso, coloco alguns pops divertidos, geralmente tempero com alguns flasbacks dos anos 90 e 2000 e toco algumas músicas latinas. Essa mistura funciona sempre.
A Noiva de Botas:  Vale ter música que nem seja tão conhecida ou animada, mas que faz parte da história do casal?
Ronaldo Gasparian:  Valeu muito! Adoro quando me dizem alguma música que faz parte da história dos noivos!
A Noiva de Botas:  Existe uma “ordem” no ritmo das músicas?
Ronaldo Gasparian:  Não existe uma ordem, tudo é feito na hora, de acordo com o feedback da pista. A coisa mais legal do meu trabalho é que toco faz 22 anos e nunca fiz uma noite igual à outra.
A Noiva de Botas:  Você acha que tem um estilo marcado?
Ronaldo Gasparian:  Todo bom DJ tem seu estilo, sua personalidade, seu jeito de passar emoção. Eu escolhi sempre fazer da minha pista um momento alegre, descontraído e sem preconceitos. Nada de pose ou pompa, o que vale é a diversão, sempre.
Essa é minha principal marca, gosto de gente sorrindo na minha pista!
A Noiva de Botas:  Os casamentos no Brasil tendem a ser super animados e longos. Você acredita que a música pode influenciar diretamente nisso?
Ronaldo Gasparian:  A música, o astral dos noivos e a bebida influenciam diretamente na duração da festa. Festa de noivos animados, com boa bebida e um bom DJ tendem a terminar com sol nascendo.
A Noiva de Botas:  Se a noiva tem um estilo musical oposto ao do noivo, qual a dica que você costuma dar para que a festa agrade a todos?
Ronaldo Gasparian:  A dica é respeitar o gosto dos convidados. Sempre deixo claro que a festa é deles, mas se a intenção deles é agradar a maioria dos convidados, tocar um estilo que só um gosta, além de uma atitude egoísta, não funciona na pista.
Onde você acha o DJ Ronaldo Gasparian:
Twitter: @gasparian
Instagram: gasparian
_MG_1784

E aí, gostaram?

Beijos e boa festa!!

escrito por Fê Guedes – makeup artist e uma noiva de botas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s