Um novo olhar para o seu álbum de casamento – A Noiva de Botas entrevista o premiado fotógrafo Danilo Siqueira

www.danilosiqueira.com

O post de hoje é bem legal. Por adorar e achar a fotografia tão importante no contexto do casamento, resolvi fazer uma entrevista bem bacana com, na minha opinião, um dos fotógrafos mais geniais desse segmento.
 
O Danilo Siqueira tem um olhar super interessante e diferente para contar a história do casal. As fotos segue um estilo documentarista, cheio de emoção e sensibilidade.
 
Premiado, Danilo tem um trabalho lindo. Nessa entrevista, conta um pouco sobre como cria suas fotos, sobre seu estilo fotográfico e fala também sobre os workshops que realiza mostrando uma nova maneira de pensar para outros fotógrafos.
 
Então, let’s fotografar!
A Noiva de Botas: Como você define seu estilo fotográfico?
Danilo Siqueira – let`s fotografar: Eu gosto mais da palavra documentarista do que fotojornalista. Apesar de eu contar histórias através das minhas fotos os assuntos que eu fotografo não são jornalísticos, então prefiro dizer que conto histórias através das minhas fotos, e acho que documentarista se encaixa melhor neste caso. Meu estilo é o estilo de quem estou fotografando. Na verdade é uma mistura, eu não posso mudar o estilo de alguém através das minhas fotos, portanto eu vou sempre me adequar a quem estou fotografando. No fim o resultado final vai ser uma mistura da minha visão com o estilo de quem estou fotografando.

A Noiva de Botas: A “fotografia de casamento” vem crescendo e se tornando mais livre. Você acha isso interessante?

Danilo Siqueira – let`s fotografar: Eu acho que a fotografia de casamento é grande desde sempre, o que está mudando é a linguagem de como são feitas as coberturas dos casamentos atualmente. Elas estão mais “livres” sim, e isso se deve a essa linguagem mais fotojornalistica (ou documentarista) que os fotógrafos vem fazendo. A fotografia tradicional de casamento está sendo deixada para um segundo plano, as pessoas querem algo diferente, querem mostrar como realmente seu casamento foi… e isso só uma fotografia mais documental pode mostrar.

 
A Noiva de Botas: Existe um processo criativo feito juntamente com os noivos para definir a história a ser contada ou isso é criado e definido por você?
Danilo Siqueira – let`s fotografar: No meu caso não existe isso, o que acontece é que eu costumo conversar com os noivos para saber como vai ser o casamento e dou algumas dicas que podem favorecer as fotos… Mas eu não gosto de interferir, eu gosto de contar a história como ela realmente é, deixo tudo correr naturalmente. Portanto o meu processo criativo acontece durante todo a cobertura do casamento, estou a todo momento preocupado em como vou contar aquela história, sou apenas uma testemunha, eu não faço parte da história.
 
A Noiva de Botas: Você prefere fotografar casamento de dia ou de noite? Existe uma grande diferença?
Danilo Siqueira – let`s fotografar: Se eu falar que não tenho preferência estarei mentindo, casamentos de dia tem um fator especial para nós fotógrafos que é a LUZ. Ela sim faz toda diferença. Tanto é que os casamentos que chamam mais atenção e tem maior repercussão normalmente são os casamentos de dia. Mas como o brasileiro tradicionalmente gosta de festa e festa combina com noite, então o que costumo falar para meus clientes é para casarem de dia e fazerem a festa a noite. Basta marcar um casamento para as 16hs que aí todo mundo fica feliz🙂
 
A Noiva de Botas: Você acredita que tenha um perfil de cliente?
Danilo Siqueira – let`s fotografar: Acho que sim, a maioria são aqueles que querem fugir da fotografia tradicional.
 
A Noiva de Botas: O que é super clichê em uma foto de casamento que não pode faltar nunca no álbum?
Danilo Siqueira – let`s fotografar: Não acredito que deva existir uma foto que não pode faltar… O que eu acredito é que as fotos do álbum devam contar a história, seja ela com fotos de vestido, dos padrinhos, do beijo ou das alianças… Só que tudo tem que estar dentro do contexto, com começo, meio e fim.
 
A Noiva de Botas: Você acredita que o fotógrafo de casamento deve ter uma liberdade de criação, independente do briefing?
Danilo Siqueira – let`s fotografar: O fotógrafo tem liberdade a partir do momento que os noivos confiam no seu trabalho. Quando sentimos essa confiança automaticamente trabalhamos com mais liberdade, e isso contribui muito para o resultado final do trabalho.

A Noiva de Botas: Você tem trabalhos que te inspirem? Quais são?
Danilo Siqueira – let`s fotografar: Minha inspiração não está em um trabalho, está naquilo que eu consumo no dia-dia, seja através de livros, revistas, filmes, viagens, etc, até a convivência com minha família e meus filhos.

A Noiva de Botas: Você também faz alguns worshops para fotógrafos, quais são as próximas datas e como funciona?
Danilo Siqueira – let`s fotografar: Montei um workshop para mostrar para as pessoas como eu penso e como eu faço, através de exercícios práticos e muitos exemplos eu tento mostrar para os alunos uma nova maneira de pensar e ver a fotografia. E também falamos muito sobre criatividade e coisas que podem servir de referência e inspiração.

E em breve devo anunciar as datas para as próximas turmas, quem quiser ser avisado em primeira mão basta enviar um email.
 
nome da empresa: Danilo Siqueira – let’s fotografar
Site: www.danilosiqueira.com
Danilo Siqueira não faz somente fotos para casamentos então dê uma passada no site para conhecer mais sobre seus outros trabalhos.
As fotos a seguir mostram bem esse olhar documentarista, cheio de emoção e sensibilidade descrito acima.
danilosiqueira-2
danilosiqueira-3
danilosiqueira-4
danilosiqueira-5 danilosiqueira-6 danilosiqueira-7 danilosiqueira-8 danilosiqueira-9 danilosiqueira-10 danilosiqueira-11 danilosiqueira-12 danilosiqueira-13 danilosiqueira-14 danilosiqueira-15 danilosiqueira-16 danilosiqueira-17

2 comments

  1. Martha Noronha

    Parabéns galera do, A Noiva de Botas, o Danilo Siqueira , além de uma excelente pessoa é muito criativo e feliz no seu olhar artistico, além de muito sensivel com o captar do estilo dos noivos. Amo trabalhar com ele. Parabéns pela escolha

Leave a Reply

